ZANCO APRESENTA PROJETO DE DIVISÃO QUE PROTEGE ANIMAIS DE MAUS TRATOS

Enfim, um vereador pensou mais além e colocou a vida dos animais como importante também para os humanos. O líder comunitário e parlamentar da Vila Paraíso, o vereador Luís Zanco Neto, o Zanco da Farmácia (SD), apresentou propositura que requere a criação de uma DPBEA (Divisão de Proteção e Bem Estar Animal).

A divisão atuaria nos moldes daquela já criada em Itapira, onde o agente tem poder de notificar, multar e fazer boletim de ocorrência contra quem pratica maldades aos bichos. Na última semana, por exemplo, o fiscal multou um morador do bairro do Cubatão em mais de R$ 1,1 mil por jogar um gato filhote dentro do rio.

Trata-se de um avanço para Mogi Guaçu, caso a DPBEA vingue, já que a cidade conta apenas com os serviços pra lá de caprichados do Centro de Controle de Zoonoses, o melhor da região, que realiza um trabalho de acolhimento e ainda de tratamento de espécies canina e felina.  Além do CCZ, há instituições sensacionais como o Kapa.

“Mas precisamos avançar neste ponto, possibilitando que a Divisão atue com poder de fato para combater os casos clamorosos de maus tratos. A questão e a causa animal é de princípios e direitos, pois os animais também tem direito a uma vida com dignidade”, afirmou.

O esboço do material deverá embasado por lei a ser sancionada pelo Executivo. Já está sendo preparado. “Precisamos de uma lei clara e moderna, que assegure aos animais a proteção e a guarida jurídica ao fiscal. Vamos avançar neste ponto”, elucida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *