SAÚDE ANUNCIA: VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE VAI COMEÇAR

A Secretaria de Saúde está realizando a vacinação contra a gripe Influenza em Mogi Guaçu por etapas, em sintonia com a campanha nacional deste ano promovida pelo Ministério da Saúde.

A campanha se estende de 10 de abril a 26 de maio e tem como “Dia D” o dia 13 de maio. Na primeira etapa foram vacinados trabalhadores da área da saúde dos hospitais.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, nesta terça-feira, dia 18, começam a ser imunizados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados.

A terceira etapa se inicia na próxima segunda-feira, dia 24, quando serão vacinadas gestantes, puérperas (mulheres em período de pós-parto), crianças de 6 meses a menos de 5 anos de idade, indígenas e grupos anteriores.

A partir de 2 de maio serão vacinadas pessoas com comorbidades (portadores de duas ou mais doenças) e grupos anteriores. Estes também estarão incluídos na quinta etapa, a partir de 8 de maio, quando serão vacinados os professores.

No “Dia D”, um sábado, a vacinação abrangerá indivíduos de todos os grupos. A meta é vacinar 90% da população-alvo, que, em 2016, foi de 28.582 pessoas, a maioria, 16.359, do grupo de idosos.

A vacinação é feita em Mogi Guaçu em todas as 24 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e USF (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 15h30 de segunda a sexta-feira. No dia 13 de maio, o horário será das 8h às 17h.

TIPOS E SUBTIPOS

Existem três tipos de vírus Influenza sazonais: A, B e C. O tipo A se divide em subtipos de acordo com a variedade e combinação de proteínas.  O A H1N1, que causou epidemia em 2009 e agora circula sazonalmente, é um deles. O A H3N2 é outro.

Mais informações sobre os três tipos, características de cada um e os sintomas estão disponíveis no site http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/informacoes-tecnicas-influenza.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *