SÃO FRANCISCO TEM DIAS DE SUS POR CAUSA DE DENGUE; SAUDE PASSARÁ A MULTAR

O Hospital São Francisco – da rede particular – está tendo dias de SUS por causa da epidemia de dengue que assola Mogi Guaçu. Pacientes relatam espera de até sete horas por uma simples consulta. O preenchimento de cadastro estaria demorando cerca de duas horas, segundo fontes.

Do lado de fora, como na parte interna da recepção do pronto-atendimento, a situação é quase vexatória, conforme foto enviada por um paciente. Pessoas e mais pessoas apinham o saguão à espera do chamamento para serem consultadas.

A demora é porque os casos que requisitam mais urgências são passados à frente, de acordo com o Protocolo de Manchester, do qual a Saúde no Guaçu é signatária.

CASOS

Os casos positivos de dengue no Guaçu, segundo relatório da Secretaria de Saúde, agora somam 1129. Aguardam os resultados dos exames 856 pessoas. A zona Sul e a região do centro de saúde, as mais castigadas, concentram 651 casos.

A secretária Clara Alice Carvalho confirmou que prepara medidas mais drásticas para o combate ao mosquito transmissor. Multas devem ser adotadas nos próximos dias, assim como a possibilidade de adentrar aos imóveis mesmo que os proprietários impeçam os agentes de saúde.

As medidas podem passar a valer por meio de decreto ou por propositura aprovada pelos vereadores.

As USF’s que ainda permanecem fechadas devem estender  o horário de atendimento nos bairros, assim que novas equipes de trabalhadores forem sendo integradas ao trabalho de combate à dengue.

Mutirões também serão colocados em prática, mas muitos bairros ainda esperam receber a presença dos caminhões da Secretaria de Serviços Municipais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *