SAMAE FINALIZA PROJETO PARA TROCAR TUBULAÇÕES DE ÁGUA EM DIVERSOS BAIRROS

O Samae finalizou um amplo projeto que visa a substituição integral de tubulações de água de aço galvanizado (considerado ultrapassado) por novos materiais mais modernos e eficientes, como o PVC.

O projeto é o passo mais importante para que o Samae obtenha recursos da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e de agências de fomento de saneamento, tanto federais quando do governo de SP, e desta forma possa colocar mãos à obra.

O superintendente do Samae, Elias Fernandes de Carvalho explicou que os recursos são vultosos e precisam de um aporte de mais de R$ 10 milhões, justamente para iniciar a licitação para a contratação da empresa que vai tocar os serviços.

Contudo, ainda segundo Elias, o projeto prevê trabalhos realizados por etapas, já que a integralização dos recursos de uma só vez é praticamente impossível. Em outras palavras, os recursos virão conforma surjam as demandas mais evidentes

Assim, os bairros que inicialmente irão receber a nova tubulação são justamente aqueles com os equipamentos mais antigos, como Centenário, Capela, Vila Paraíso, Lote, dentre outros.

Elias, superintendente do Samae, explicou que as obras serão realizadas por etapas

“Nestes bairros, a tubulação têm  mais de 45 anos de uso, de aço galvanizado que oxida e pode sofrer perfurações, demandando serviços mais constantes de reparo, que sempre são executados pelo Samae”, declarou.

O projeto explicita uma nova tecnologia para a colocação da tubulação de PVC, ao lado do meio fio de ambos os lados da via pública, e com isto impede um quebra-quebra generalizado que cause transtornos para o trânsito e pedestres.

“A colocação é sequencial e com menor impacto físico, possuindo quilômetros de tubos de PVC. Assim que a nova tubulação de uma área estiver completamente instalada, basta apenas desativar a antiga sem que as ruas avenidas tenham que ser abertas da forma tradicional”, mencionou.

 

FOTO (tubos): meramente ilustrativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *