PSICOLOGIA E NUTRIÇÃO DA FRANCO MONTORO DESENVOLVEM PROJETO PIONEIRO DE EMAGRECIMENTO

Com uma proposta inovadora e pioneira, com base na percepção dos usuários a respeito da reeducação alimentar saudável, o projeto Vida Saudável, da Faculdade Municipal Franco Montoro, uniu psicologia e nutrição para redução do peso corporal de 17 participantes. O projeto contemplou ações interdisciplinares do Serviço da Escola em Nutrição e Psicologia da FMPFM) e teve iniciou em maio de 2017.

Coordenaram as atividades as professoras Andreia Queiroz Carniel, coordenadora do curso de Psicologia, e Daniela Soares de Oliveira, coordenadora da Nutrição, além da participação supervisionada dos alunos Mariana Almeida, Diovana Chiorato, Remi de Carvalho e Elaine Bernardo.

A proposta foi auxiliar a redução de peso corporal a partir da percepção dos usuários de pilares da alimentação correta: reeducação alimentar saudável e a importância de suprir as necessidades energéticas e alimentares do organismo através de um cardápio variado de alimentos e preparações.

O público alvo foram pessoas classificadas com Índice de Massa Corporal acima de sobrepeso, ou seja, com obesidade.

O projeto piloto contou com 17 usuários, sendo 16 mulheres e 1 homem; contudo, 4 pessoas desistiram em meio ao processo.

Durante os encontros semanais, com duração de uma hora e meia, foram abordados temas de Nutrição e Psicologia, possibilitando com isso novos conhecimentos sobre a obesidade, os grupos alimentares da Pirâmide de Alimentos, hábitos alimentares saudáveis e a necessidade de atividades físicas .

As percepções emocionais sobre o comportamento alimentar, classificados de comportamentos disfuncionais, estiveram presentes e contribuíram para um conhecimento mais profundo a respeito dos estados da emoção e a compulsão alimentar.

Os resultados das atividades do Projeto foram considerados satisfatório, com os participantes reduzindo peso e medidas; implementação de novos hábitos alimentares saudáveis, bem como o conhecimento de novos preparos dos alimentos.

Os encontros foram encerrados no último 4 de julho com ‘chave de ouro’, a partir da realização da oficina “Culinária e Vida Saudável”, com os participantes preparando alimentos saudáveis.

A degustação dos pratos foi feita por funcionários e docentes da faculdade Franco Montoro, que ressaltaram as novas percepções para o sabor dos alimentos. Constataram ainda que hábitos saudáveis à mesa podem ser obtidos sem a utilização de alimentos gordurosos, ‘pesados’ e pouco digestíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *