PREFEITO OBTÉM INVESTIMENTO QUE TRANSFORMA HM EM REFERÊNCIA NO TRATAMENTO DO CÂNCER

Uma obra de R$ 5,5 milhões tornará Hospital Municipal como referência regional em radioterapia

O investimento de R$ 5.556.000,00 do Governo Federal, conquistados pelo prefeito Walter Caveanha (PTB), tornará o Hospital Municipal “Dr. Tabajara Ramos” como referência regional em radioterapia.

A construção de uma unidade de radiologia segue o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Com isso, o tratamento será ainda mais humanizado.

O acompanhamento e a responsabilidade da obra são do Ministério da Saúde. O setor, situado em anexo ao prédio do Hospital Municipal, em frente à rotatória de acesso às avenidas dos Trabalhadores, Padre Jaime, Brasil e Mogi Mirim, é um dos investimentos mais aguardados nos últimos anos.

A unidade será equipada pela Varian, que é uma das maiores empresas no mundo no setor de tecnologia nuclear. Os profissionais da área médica que atuarão neste novo centro de radioterapia serão capacitados pela empresa sediada em Jundiaí.

O Município ficou responsável por obter as licenças de construção e de funcionamento da unidade, além do apoio técnico quando for requisitado. Mogi Guaçu já é referência no atendimento de pacientes da Unacon para quimioterapia.

Em 2017, o setor de oncologia do HM foi responsável por 7 mil atendimentos ambulatoriais. O número foi praticamente igual em 2018. Os pacientes de Mogi Guaçu e região são encaminhados pela DRS (Diretoria Regional de Saúde) de São João da Boa Vista para o Hospital Municipal.

Já os pacientes atendidos pela radioterapia são encaminhados pela DRS para hospitais de São João da Boa Vista e Campinas, por exemplo. A expectativa é que a maior parte destes atendimentos ocorra dentro do HM, a partir da conclusão desta importante obra para a saúde pública municipal.

A implantação do serviço de radioterapia ocorre ao mesmo tempo em que o Município se prepara para a implantação do curso de Medicina na Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro”. O Hospital Municipal servirá como hospital escola para a preparação de novos profissionais para o mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *