PANDARECO COME SOLTA NO GUAÇU POR CAUSA DE ELÁSTICOS QUE DÃO CÂNCER

Papais e mamães de Mogi Guaçu já se preocupam com a saúde dos seus filhos por conta dos elásticos coloridos que conteriam uma substância chamada ftalato acima do que é tolerado pelo corpo humano, e por isso podem dar câncer.
Segundo gerentes e vendedores de lojas do Centro, a preocupação existe realmente e os pais estão perguntando se o produto é de fato tóxico.

“A gente explica que não há nada nas normas brasileiras que impeça a venda dos elásticos, ou que o produto seja prejudicial à saúde”, alertou a gerente de um estabelecimento.

Mesmo com o  suposto risco, a grande maioria dos responsáveis crê que há muito mais de boato do que de verdade no assunto. O quiprocó veio à tona a partir da divulgação de uma pesquisa na Inglaterra de que as pulseiras teriam 40% de ftalato por produto, sendo que o recomendável seria de apenas 0,1%.

A substância é usada para dar mais maleabilidade ao material, mas pode dar câncer, sendo que a contaminação acontece pela boca, liberando o ftalato, o que não é impossível de ser feito por crianças menores. Além disso, a substância também pode entrar no corpo humano a partir do simples contato prolongado com a pele.

A vendedora de um outro estabelecimento informou à reportagem que o produto sai como pão quente e que a febre tomou conta da cidade.

A meninada e até os garotos aderiram à onda de fazer pulseirinhas e há produtos que vêm até com um tear, deixando os pequenos teens soltos para liberar a imaginação. Tem até meninas que lucram uma graninha própria fazendo as pulseirinhas para as amiguinhas.

O Inmetro informa que todo produto lúdico que se destina ao uso por crianças de até 14 anos é considerado brinquedo e, por isso, para ser comercializado no Brasil, deve apresentar o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro.

O selo é a garantia de que o produto passou por testes e atende aos requisitos mínimos de segurança estabelecido pelo Inmetro e a normas do Mercosul. De acordo com o instituto, há apenas um brinquedo de pulseiras de elástico certificado, o Fábrica de Pulseiras, da Estrela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *