“NOVO PISO DAS AGENTES DE SAÚDE É UMA CONQUISTA”, FRISA VEREADOR LUCIANO

Depois de muita batalha, as agentes comunitárias de saúde garantiram mais uma conquista. A categoria teve o piso salarial nacional aprovado no Congresso  e já sancionado pela presidente Dilma. O piso agora é de R$ 1.014 com jornada de 40 horas semanais. O novo valor está sendo comemorado em todo o País. E não é só pela categoria.

“Trata-se da valorização dos agentes de saúde e dos agentes de combate a endemias, com certeza vai melhorar a saúde pública e a qualidade de vida de todos os brasileiros atendidos por esses profissionais”, comentou o vereador Luciano da Saúde (PP), uma das vozes mais representativas do segmento no parlamento guaçuano.

Luciano frisou que as agentes são o elo fundamental entre as necessidades da população e os serviços de saúde oferecidos pelos municípios. Isto significa que trabalhar nesta área é viver o dia a dia das comunidades.

“Vale dizer que  esses profissionais desenvolvem seu trabalho por meio de ações individuais ou coletivas, realizando atividades de educação e promoção de saúde básica, de prevenção de doenças e combate a endemias. Por isso essa conquista é muito justa”, comemorou o vereador.

O próprio Luciano subiu à tribuna do Legislativo por diversas vezes para defender a categoria e ainda necessidade de o Governo Federal reconhecer a importância dos agentes  para o sistema de saúde do país.

Outra novidade é que a partir da nova lei, a contratação temporária ou terceirizada desses agentes, permitida pela Lei 11.350/06, poderá ocorrer somente no caso de combate a surtos epidêmicos – quando uma doença de caráter transitório ataca grande número de pessoas em um local ao mesmo tempo – e não mais endêmicos, como era o caso.

Foto: Rodrigo Fernandes/MGA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *