NOVA AV. ALÍBIO CAVEANHA TERÁ COMPENSAÇÃO AMBIENTAL COM PLANTIO DE ÁRVORES

plantio de arvores - NOVA AV. ALÍBIO CAVEANHA TERÁ COMPENSAÇÃO AMBIENTAL COM PLANTIO DE ÁRVORES

A prefeitura de Mogi Guaçu inova e traz uma das novidades de ponta em termos de meio ambiente: a compensação com o plantio de árvores.

Isso acontece para destacar a preocupação com o a sustentabilidade ambiental que será contemplada com as obras da nova Avenida Alíbio Caveanha, que está em construção a partir da SP-342 (Mogi Guaçu-Espírito Santo do Pinhal) até o Residencial Ypê Amarelo.

A SOV (Secretaria de Obras e Viação) recebeu autorização da SAAMA (Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente) para a erradicação de 41 árvores nativas e exóticas – como mangueiras, abacateiros, etc – para a execução de toda a infraestrutura da avenida.

Contudo, um novo plano de plantio de obras será colocado em prática, justamente porque muitos exemplares arrancados eram inapropriados para passeios e canteiros centrais de avenidas, ainda mais em locais próximos à rede de energia elétrica de alta tensão.

A prefeitura explicou que a erradicação é necessária porque o antigo leito da Fepasa onde está sendo construída a avenida integra um plano de mobilidade para oferecer aos moradores da região dos Ypês uma opção mais adequada para o trânsito de veículos – como ônibus – e também os pedestres.

A construção da Alíbio Caveanha atende uma exigência do Ministério das Cidades no momento da aprovação da construção de 1.400 casas do Ypê Amarelo. A Prefeitura assumiu o compromisso, na ocasião, que construir uma avenida que ligasse do bairro a outras regiões da cidade.

Com a construção das duas etapas da Alíbio Caveanha – uma na região dos Ypês e outra entre a SP-342 e o Batalhão do 26º Batalhão de Polícia Militar –, Mogi Guaçu passará a contar com um corredor viário ligando o Ypê Amarelo até as avenidas dos Trabalhadores e Mogi Mirim.

E o mais importante, a avenida será totalmente arborizada, assim como outras vias que foram criadas e receberam plantio de mudas de árvores como compensação das espécies que precisaram ser erradicadas.

Além disso, o munícipe interessado pode requerer junto ao SAAMA mudas de árvores para serem plantadas em frente de casa, seguindo todos os protocolos criados pela secretaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *