MUTIRÃO DE CATARATA VAI ACONTECER, MAS A DATA DAS CIRURGIAS NINGUÉM CONSEGUE VER

O Hospital Municipal “Dr. Tabajara Ramos” vai realizar mutirão de cirurgias de catarata por causa das filas que só crescem desde 2010; mas a Secretária de Saúde não informou quando os procedimentos de fato vão beneficiar a população.

A demanda é por 518 cirurgias e a fila é grande porque simplesmente não aconteceram procedimentos em quantidade que pudessem diminuir a chamada demanda reprimida.

Em um esforço concentrado, durante o ano passado foram feitas 263cirurgias de catarata, segundo informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.

Para a agilização dos atendimentos de quem precisa, mas aguarda a burocracia da licitação para a aquisição do material necessário aos procedimentos.

Vale lembrar que mutirões de endoscopia e de cirurgias de hérnia, iniciados em junho, foram finalizados em dezembro, e deram um basta por atendimentos oriundos de 2009. No ano passado foram realizadas 419 endoscopias e 80 cirurgias de hérnia. Também foram realizadas 100 cirurgias de vesícula (retirada de pedras), que também não eram feitas desde 2009.

Nestas três especialidades, agora está sendo atendida somente a demanda mensal, em torno de 40 pessoas. As pequenas cirurgias para retirada de nódulos, pinta alta e unha encravada, que antes eram realizadas na Santa Casa, estão sendo feitas todas no HM.

Outra especialidade que terá a fila de espera reduzida em breve será a ortopedia. Neste caso, será necessário um acordo com a Santa Casa que atende a especialidade. 

O centro cirúrgico do HM está sendo adequado para aumentar sua capacidade para atender também a esses pacientes. Ao todo, o setor de ortopedia contabilizou 66 cirurgias em 2013.

Em 2013, o Setor de Fisioterapia realizou 18.877 atendimentos, quase 12,5% mais que em 2012, quando foram feito 16.795 atendimentos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *