JG ENTREVISTA BRASILEIRO QUE REVELARÁ O REAL ROSTO DE MARIA MADALENA

Mais um mistério da fé cristã será desvendado. Em julho, o 3D designer Cícero Moraes vai revelar para o mundo o verdadeiro rosto de Santa Maria Madalena, uma personagem controversa da passagem de Jesus na Terra, símbolo da conversão e da fé, e a primeira pessoa a ver o Cristo ressuscitado após o terceiro dia.

Moraes garante que o seu trampo nada tem a ver com a fé e nem está para desconsiderar o caráter místico de uma santa amplamente popular. Vale lembrar que o pesquisador, que mora em Sinop (MT), ficou conhecido por chefia da equipe que trouxe à tona a face de Santo Antonio.

Ganhou o respeito da comunidade científica do mundo inteiro.
Vice coordenador da Ebrafol (Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal), Cícero integra o grupo de pesquisas arqueológicas Arc-Team da Itália. “Foi a repercussão da imagem do santo que me levou para essa nova missão”, comentou com exclusividade à reportagem do JG.

Contou que tudo começou com o advogado, pesquisador e escritor cearense, José Luís Lira, que entrou em contato com ele após ver a matéria sobre Santo Antonio. Lira é ex-seminarista, membro da Abrhagi (Associação Brasileira de Hagiologia) e estudioso de relíquias católicas. Informou que o crânio preservado de Maria Madalena estava na França. A informação deu um comichão no arqueólogo que quis saber: “Aquela Maria Madalena? Perguntei a ele”, conta Cícero.

A partir de então, ambos deram início aos contatos com a bela igreja da cidade de Saint-Maximin-la-Sainte-Baume, uma cidadezinha no Sul da França. Lá está o relicário da basílica de Sainte-Marie-Madeleine, guardada como relíquia católica. Trata-se do suposto crânio de Maria Madalena. “De fato, eu nem sabia que existia um crânio preservado desta santa tão importante”, revelou o pesquisador brasileiro Cícero.

A ponte foi o padre Florian Racine, que não estava muito interessado no assunto, mas mesmo assim levou de Dom Dominique Rey, bispo de Fréus e tutor da relíquia. “Trocamos alguns e-mails e revelamos nossa intenção, sempre científica e histórica, sem desrespeitar a fé católica. Graças a Deus que eles compreenderam e nos enviaram fotos do crânio. Foi com base nestas fotos que está sendo possível a reconstrução da face de Santa Maria Madalena”, explica o antropólogo.

Cícero informou que o rosto de Maria Madalena será apresentado para o mundo no dia 19 de julho deste ano, justamente no primeiro dia das festividades promovidas pela basílica em honra à santa, o Adoratio 2015, “Provavelmente estarei lá”, declara.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *