ITAPIRA RECEBE 8 MÉDICOS CUBANOS. GUAÇU AINDA AGUARDA

Os oito médicos cubanos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, passam a atender as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Itapira dentro de 15 dias. A recepção de boas vindas aconteceu na tarde desta quarta-feira e contou com a presença do prefeito Paganini e da secretária de Saúde Rosa Iamarino.

Os médicos chegam para suprir as demandas por profissionais nos postinhos e de quebra desafogar o Pronto-Socorro Hospital Municipal dos atendimentos ambulatoriais.

Dentre os bairros a serem atendidos estão três da zona rural, que, juntamente da zona urbana, concentram aproximadamente 70% das demandas em saúde do município, além do montante da população.

Os médicos atenderão prioritariamente os programas de saúde da família (PSF), especialmente em macros áreas de clínico-geral e pediatria, dentro outras, que são duas das especialidades mais solicitadas pela população.
Irão receber R$ 10 mil por mês (pagos pelo Governo Federal) bem como uma ajuda de custo à moradia, esta repassada pela Prefeitura, que sacramentou o convênio com o Ministério da Saúde meses atrás.

Marcos Jesus Sanches Soares é clínico geral e ainda por cima pediatra e pós-graduado nas duas áreas. Optou pelo Programa Mais Médicos como um desafio à carreira profissional, assim como para colaborar com a saúde do povo brasileiro. 

Ficou sabendo das polêmicas com que alguns grupos de médicos cubanos foram recepcionados e já esperava que isso fosse acontecer. “Atualmente, estamos em 56 países e sempre houve esta polêmica, mas com o tempo tudo muda porque a população passa a perceber que o nosso único objetivo é cuidar bem dela”.

GUAÇU

A secretária de Saúde, Clara Alice Carvalho, requisitou a presença de médicos cubanos junto ao Ministério do Trabalho, mas ainda aguarda uma resposta por parte da pasta.

De acordo com a Secretaria de Comunicação, somente na próxima semana é que o assunto será de fato definido, possivelmente em coletiva de imprensa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *