GUAÇU CAMINHA PARA ATINGIR 700 CASOS POSITIVOS DE DENGUE

De acordo com relatório do Programa de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Saúde, atualizado nesta quarta-feira, dia 4, o Município de Mogi Guaçu registra 618 casos positivos de dengue e 407 casos suspeitos ainda aguardam o resultado dos exames, de um total de 1.367 notificações.

O aumento em relação ao relatório anterior se deve ao fato de que o Instituto Adolfo Lutz enviou, posteriormente, mais duas listas de resultados que foram acrescidas na atualização semanal, e, também, porque a Vigilância Epidemiológica considerou como positivos casos em que a confirmação da doença se deu por avaliação e não através de exames.

Nestes casos, não foi possível a realização da sorologia de muitas pessoas porque decorreu mais de um mês, inviabilizando o exame sanguíneo. A confirmação se deu com base na avaliação clínica, considerando os sintomas e se originado em área de transmissão.

Foi o que informou a Secretaria de Comunicação.

Para a coordenadora da Equipe de Controle de Dengue, Cristina Monteiro Ferraz, embora o número de casos positivos tenha aumentado, os dados  apurados como um todo indicam declínio na quantidade de notificações.

A chegada do inverno leva à diminuição da reprodução do mosquito transmissor de dengue, o Aedes aegypti.

A Secretaria de Saúde mobilizou representantes religiosos, comunitários e de vários outros segmentos para promover ações coletivas de combate ao Aedes aegypit, disponibilizando cartilhas e até amostra de larva conservada em álcool como material de apoio ao trabalho voluntário nos bairros.

No domingo, dia 1º, Cristiana Monteiro Ferraz se reuniu com representantes de 40 igrejas evangélicas da Assembleia de Deus, Ministério Madureira, para intensificar as ações coletivas com a colaboração de voluntários de comunidades religiosas.

A participação de voluntários evangélicos foi proposta à Secretaria de Saúde pelo vereador Elias dos Santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *