EXPERIMENTE: VOCÊ JÁ BEBEU XIXI?

Você já experimentou beber urina contra diversas doenças? Não!? Mas é assim que milhões de pessoas no mundo todo fazem quando estão dodóis.

Trata-se da urinoterapia, uma prática supostamente medicinal que nasceu com os antigos egípcios, mas que ganhou muitos adeptos na China. Até hoje, por lá, beber xixi é uma prática das mais bem vistas. Por aqui, é considerada caca.

Será que faz bem ao organismo, mesmo?  O clínico geral Thiago Ribeiro dos Reis não a recomenda a prática como fonte de saúde.

Ele explica que o próprio organismo expeliu os compostos formadores do xixi, e que neles estão presentes muitas bactérias. Segundo estudos, são trilhões de bichinhos do mal.

 “São partes excretadas pelos rins e, em tese, não teriam finalidade para a reabsorção do corpo humano”, explica.

O médico realça que, numa forma emergencial de hidratação, por falta de água, é possível que a urina ‘quebre’ um galho naquela situação momentânea.
 
“Como hábito diário não é recomendável para a manutenção da saúde”, destaca.

Para Cintia Guarnieri Moura Martins, biomédica-chefe de um laboratório de análises clínicas, a presença de bactérias na urina já levanta suspeitas de que pode não fazer o bem que se espera. “Tem cor, cheiro e densidade característicos, com composição de 95% de água e 5% de metabólitos, aproximadamente. Portanto, não recomendaria beber a urina porque nada ficou comprovado cientificamente dos seus benefícios”, adiantou.

Apesar disso tudo mencionado acima, deseja se aprofundar, uma das bíblias sobre o tema é o livro ‘Água da Vida – Urinoterapia – Você é o seu melhor médico’, do escritor Christian Tal Schaller Johanne Razanamaha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *