ESCOLAS GUAÇUANAS SÃO DESTAQUE EM CONCURSO CULTURAL

Mogi Guaçu é uma das sete cidades premiadas na segunda edição do Concurso Cultural Rota da Educação, promovido pela Rota das Bandeiras, concessionária de rodovia da Odebrecht TransPort. O prêmio foi conquistado pela EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Professor Geraldo Sorg”, do Distrito de Martinho Prado Júnior.

A cerimônia de premiação foi realizada nesta segunda-feira, dia 13, no Teatro “Ralino Zambotto”, em Itatiba, com a presença de alunos e professores de sete das 15 cidades que compõem o “Corredor Dom Pedro” – Campinas, Valinhos, Itatiba, Igaratá, Jarinu e Mogi Guaçu.

Duas escolas de Mogi Guaçu participaram com projetos sobre segurança no trânsito, tema proposto para a edição de 2014 do concurso, que este ano foi dividido em seis categorias: para estudantes do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano e para professores.

Como prêmio pelo trabalho dos alunos, a EMEF “Professor Geraldo Sorg” recebeu livros para a biblioteca. A professora da turma, Maria Luiza Ferreira Adorno Barbosa, conquistou o segundo lugar na categoria “Projeto Pedagógico” e foi contemplada com uma TV de LED de 32 polegadas.

O projeto dos estudantes consistiu da elaboração de programas de sustentabilidade e defesa da vida transmitidos através de rádio comunitária e com interação entre eles e os ouvintes.

A outra escola guaçuana a participar foi a EMEF “Professora Iná Aparecida de Oliveira Marconi”, do Jardim Canaã II. Por ter se destacado pelas ações no programa, seus trabalhos serão publicados na revista da Fundação Odebrecht, de circulação internacional.

A participação das escolas de Mogi Guaçu no Concurso Cultural Rota da Educação ocorre através de convênio entre a Secretaria de Educação e a concessionária Rota das Bandeiras. Pelo programa, durante o ano, os alunos do 1º ao 5º ano estudam regras de trânsito e desenvolvem atividades relacionadas ao tema.

Por sua vez, coordenadores e professores recebem capacitação na sede da empresa, em Itatiba, que fornece todo o material necessário, além de promover visitas técnicas de acompanhamento durante o ano. As duas escolas de Mogi Guaçu participam por estarem localizadas próximas a rodovias.

O diretor comercial da Rota das Bandeiras, José Luiz Moreira, ressaltou a importância da iniciativa. “A educação é a base fundamental para o desenvolvimento de um país. Programas como o Rota da Educação são fundamentais para a construção de um futuro mais seguro”.

Neste ano, o Concurso contou com a participação de 3.275 alunos e professores das 96 escolas do Ensino Fundamental dos 15 municípios em que o programa Rota da Educação é desenvolvido. O volume é 164% maior que em 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *