EDUCAÇÃO SUPERA ÍNDICE DO IDEB E EDUCADORES DE JANDIRA VÊM CONHECER PROJETOS

A educação de Mogi Guaçu superou todas as metas estabelecidas e alcançou 6.4 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2013, conforme divulgado pelo Governo Federal este mês.

O índice é superior ao que o Plano de Desenvolvimento da Educação previsto para 2021, que é 6.0, correspondentes às metas dos países desenvolvidos.

As metas do IDEB nacional, estadual e municipal, fixadas a cada dois anos, eram de, respectivamente, 4.9, 5.8 e 6.2.

A pontuação alcançada no ano passado comprova que, embora ainda tímida, houve uma evolução em relação a 2009 e 2011, quando as metas de 5.4 e 5.6 não foram atingidas e os resultados diminuíram para 5.0.

Em 2013, Mogi Guaçu só não atingiu a meta municipal projetada na avaliação do IDEB referente aos anos finais do Ensino Fundamental, mas, também nessa aferição, ultrapassou os índices nacional, de 4.2, e estadual, de 4.7.

O resultado observado no ano passado indica que o desempenho da educação básica em Mogi Guaçu evoluiu entre uma avaliação e outra, mas, por ser ainda uma melhora tímida, aponta para a necessidade de investimentos que já estão sendo estudados para os próximos anos.

O desempenho da educação guaçuana tornou-se referência para educadores da cidade Jandira, município da microrregião de Osasco, na Grande São Paulo.

Um grupo de 21 profissionais  veio conhecer, no último dia 16, os projetos desenvolvidos em Mogi Guaçu. Na comitiva estava o secretário de  educação jandirense, Educação Eduardo Medeiros, acompanhado de diretores de escola, supervisores e coordenadores de ensino.

O grupo foi recepcionado  pela secretária guaçuana, Célia Maria Mamede, no Ceape (Centro de Apoio Pedagógico Especializado).

Segundo Dino Mathias, da assessoria de imprensa da Secretaria de Educação de Jandira, o interesse da delegação em conhecer de perto as ações de governo de Mogi Guaçu e outros três municípios considerados referência pelo alto IDEB de 2013, é colher subsídios para elaborar um plano que possibilite melhorar IDEB de sua cidade, que chegou a 4.8. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *