CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL ALCANÇA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

A Secretaria de Educação prevê concluir na primeira semana de novembro o curso inédito de capacitação profissional de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental que receberão este ano a certificação de Terminalidade Escolar Específica.

São 15 estudantes portadores de necessidades especiais, na área de deficiência mental, que demonstram não terem se apropriado das competências e habilidades básicas exigidas para a conclusão deste nível de ensino.

Iniciado em agosto, com carga de 60 horas/aula, o curso de “Operador de Supermercado” está sendo ministrado em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) no Ceape (Centro de Apoio Pedagógico Especializado), no Jardim Santa Terezinha.

O direito à certificação de Terminalidade Escolar Específica a alunos em tais condições está assegurado na Lei 9.394/96. O curso tem por objetivo capacitá-los profissionalmente para que possam ingressar no mercado de trabalho por meio da cota para deficientes.

Com acompanhamento da professora da classe, Adriana Choqueta, da Secretaria de Educação, o curso é ministrado por Bruna Del Santos Pereira, professora do Senac, especializada em Educação Especial.

Durante as aulas, os adolescentes desenvolvem habilidades básicas para executar operações nos diversos setores de um supermercado no que se refere a exposição e reposição de mercadorias, empacotamento e organização do estoque.

A metodologia aplicada consiste de estratégias para reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais, como atividades em subgrupos, exposição dialogada com auxílio de audiovisuais, atividades práticas e visitas a supermercados.

O conteúdo trata de currículo, entrevista de emprego, marketing pessoal, trabalho em equipe, estrutura e funcionamento de supermercados, exposição e reposição de produtos, organização de estoques, embalagem e empacotamento, e atendimento ao cliente.

Bira Mariano

Formado em Jornalismo pela Unaerp - Universidade de Ribeirão Preto, com módulos de pós-graduação em Jornalismo On Line pela Fundação Cásper Líbero. Trabalha na área desde 1995 e possui alguns sites, dentre eles o Jornalístico e o Animal e Companhia.

Seja o primeiro a comentar