AGENTES COMUNITÁRIAS E DE SAÚDE PRESSIONAM E RECEBEM PISO NACIONAL A PARTIR DE JANEIRO

O prefeito Walter Caveanha (PTB) anunciou na tarde desta terça-feira que as 109 agentes comunitárias de saúde vão passar o piso nacional da categoria, de R$ 1.014,00, a partir de janeiro.

A pressão da categoria foi determinante para que o piso saísse do papel, já que a presidente Dilma havia determinado a adoção do piso em junho. Agora o Guaçu se esquipara a cidades como Itapira, que paga o piso nacional há dois meses.

A decisão também vai alcançar, conforme adiantou Caveanha, os 29 agentes de saúde. O grupo de 138 servidores é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. A correção salarial vai custar mais R$ 700 mil à folha de pagamento da Prefeitura em 2015, mas a grana em boa parte vem de Brasília.

Para o vereador Luciano da Saúde (PP), que encampou a luta da categoria desde o início, e agendou audiências das profissionais com Caveanha, o piso é a coroação de uma série de lutas.

“Estão todos de parabéns e nada mais justo do que receber o piso nacional; além disso, é necessário frisar que o prefeito Walter cumpriu a sua promessa para com a categoria”, mencionou o vereador.  

O anúncio foi feita em reunião no Teatro Tupec do Centro Cultural com os servidoras, como resultado de reunião anterior no Gabinete do Prefeito.

O vereadores Ivens Chiarelli (PMDB) e o Luís Zanco Neto (Solidariedade), líder da Zona Sul, também contribuíram para que o piso nacional fosse instaurado. “Estamos todos felizes e é o reconhecimento da importância destas profissionais para a saúde pública”, declarou Zanco da Farmácia, também líder comunitário da Vila Paraíso.

O prefeito Walter Caveanha ainda fez questão de lembrar que Luciano foi o primeiro vereador a abordar a questão de interesse das agentes comunitárias de saúde com ele.

A elevação da remuneração das agentes comunitárias de saúde ao piso nacional atende à legislação federal aprovada em 18 de junho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *