A DECLARAÇÃO DESASTRADA DA SECRETÁRIA DE SAUDE SOBRE A DENGUE

A secretaria de Saúde, Clara Alice Carvalho, fez uma declaração desastrada sob o ponto de vista comunicacional em relação à dengue. Ao dizer que para cada caso positivo haveria 10 não confirmados, de fato entregou o ouro pro bandido deitar e rolar.

Nem mesmo a oposição mais ferrenha seria capaz de dizer uma coisa destas em situação de epidemia. A secretária foi lá e disse. Por esta proporção, o Guaçu poderia ter hoje 10 mil doentes com dengue. O que não acontece nem de longe.

Pode até ser que Clara não tenha tido a intenção de dizer que a cidade tivesse tudo isto de casos positivos.

Porém, em épocas que a dengue vira armadilha opositora, com vistas às eleições municipais, convenhamos, foi um prato cheio. E não se trata de falar mal ou resmungar contra este ou aquele meio de comunicação, que pegou a declaração e fez o que tinha que ser feito sob o ponto de vista do seu projeto editorial.

Vale a dica: imparcialidade em meios de comunicação é mito. Todos têm posição. Uns mentem mais, outros menos.

Talvez com o objetivo de ser franca, de sensibilizar os vereadores em sabatina sobre o atual quadro, Clara tenha sido clara demais. E exagerou.

Sim, exagerou porque não dimensionou os meandros politiqueiros em que tudo vira artilharia contra o governo municipal. Muitos estão prontos para pinçar chifre em cabeça de cavalo.

Aliás, cabe lembrar que o fato dela (Clara) se postar sozinha nas coletivas, jogada às feras, é outro grande erro. É preciso que alguém peso pesado da administração lhe dê suporte nas entrevistas. Que também realizem junto com ela um trabalho de media training e a acompanhem nas entrevistas para ao menos lhe dar uma força.

Os demais secretários se acobertaram diante da epidemia e jogam tudo nas costas da Saúde. Não é justo. Clara não pode sair caçando mosquitos pelas ruas e nem esta é a sua função. Busca fazer o que está ao alcance da sua pasta.

Convém dizer que a secretária de Saúde do Guaçu é profissional experiente e muito respeitada entre os gestores municipais integrantes da DIR de São João da Boa Vista.

Todavia, a SSM tem que entrar em campo e realizar mutirões mais efetivos. Obras, então, com certeza, assim como outras pastas, como Educação. É trabalho de todos, inclusive da população, que, no Brasil atual aprendeu a ser isso que está aí: mal acostumada.

Contudo, se nos cabe uma dica para a secretária Clara é que seja mais comedida nas declarações. Tudo pode ser dito e declarado. Assim sendo: seis equivalem a meia dúzia. Ou três mais três, ou 3 vezes 2, ou ainda 2 mais 2 e mais 2.

Tudo é uma questão de semântica.

 

5 thoughts on “A DECLARAÇÃO DESASTRADA DA SECRETÁRIA DE SAUDE SOBRE A DENGUE

  1. Carlos Manuel says:

    errar é humano mas bisar nos erros, não ouvir as reclamações de direito e colocar em risco toda uma população de uma cidade é crime, com a agravante de já haver morte devida á negligência

  2. nirceu says:

    a palavra de ordens e conscientização e ação de ambas as partes população e órgão municipal. não sou a favor deste ou daquele partido mais os fatos falam por si. anos anterior apesar de haver falha em algum aspecto pela gestão passada, houve uma preocupação maior com a saúde dos guaçuanos e um numero bem menos de pessoas infectada pelo mosquito da dengui !!! que houve falha no planejamento ao combate ao mosquito da dengui,isso esta bem claro ja que o numero de doentes multiplicou em relação 2014 !! o mais grave e que o numero de infectado não para de aumentar causando medo na populaçao guaçuana !! resido aqui desde 1974 nunca vi uma situação tão alarmante semelhante a esta. nos ps não ha soro !! filas intermináveis ! esta faltando praticamente tudo recurso humano e socorro imediato para os infectados !! a pergunta que se faz e; quantos guaçuanos será necessário morrer para que as autoridade tome uma atitude honrosa perante a população !!!! vi crianças,jovem,idosos,chorando clamando por atendimento !! pedindo ao médicos no ps; por favor me interna !!! e receber como resposta um sorriso debochante dizendo que so internaria se a plaquetas estivesse abaixo de 20 !!!
    e disse mais so internaria se tivesse morrendo !!! senhor walter caveanha, que resposta o sr dará ?????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *