ENTREVISTAMOS O PESQUISADOR QUE DESCOBRIU O VERDADEIRO STO ANTONIO

Santo Antônio é mais humano do que parece. O santo mais popular da Igreja Católica no Brasil é bem diferente da imagem andrógina e diáfana que a tradição legou para a posteridade.

Imagem facial em 3D gerou dois bustos que já estão na Itália e lançam por terra a figura mística que segura o Menino Jesus em uma das mãos e na outra um lírio. Na realidade, cai o mito e entra em cena o homem com rosto rechonchudo, cabelos crespos, olhos negros, barba ríspida e nariz adunco e achatado.

O responsável por trazer à tona o rosto do verdadeiro Santo Antonio é Cícero Moraes, 3D Designer especialista reconhecido internacionalmente por suas reconstruções faciais digitais voltadas a arqueologia.

Ele mora em Sinop (MT), tem 31 anos e hoje é um dos feras no assunto no mundo. Por telefone, Moraes deu mais detalhes à reportagem sobre o trabalho que ganhou até a benção do Vaticano, sendo tema
de reportagem do Observatório Romano, o jornal oficial da Igreja.

As pesquisas foram desenvolvidas em conjunto com o pesquisador Jorge Vicente da Silva, do CTI (Centro de Tecnologia da Informação) Renato Archer, de Campinas. Passaram cinco meses no processo de recuperação da imagem facial de Antonio. “O CTI foi importante para a reconstrução do rosto a partir das imagens obtidas do crânio do santo, cujo corpo está sepultado na basílica com o seu nome”, confirmou Silva, com quem também conversamos.

Dou outro lado do Atlântico, equipes italianas estiveram envolvidas. Participaram o diretor do Centro de Estudos Antonianos, padre Luciano Bertazzo; o arqueólogo da sociedade Arc-Team, Luca Bezzi, e o Museu de Antropologia da Universidade de Pádua.

“Foi o Arc Team, com quem mantenho estreita parceria, que enviou as imagens do crânio e com este material desenvolvemos com o CTI o crânio em 3D e depois os bustos em gesso e resina”, confirmou Moraes. Usou um programa de software libre chamado Bender para modelar a nova face em 3D.

Até o último dia 22 de junho, a reconstrução do rosto do santo pôde ser apreciada pelo público na Basílica de Santo Antônio, em Pádua, na Itália, em programação de visitação organizada pelo italiano Centro de Estudos Antoniano.

Os bustos – e todo trabalho – foram levados pessoalmente por Moraes à Itália e fizeram o maior sucesso, despertando a atração da mídia internacional.

Frades do convento onde Antonio viveu também aprovaram o rosto ‘novo’ do religioso que foi conhecido por ser um taumaturgo, aquele que opera muitos milagres, além do seu saber notável, sendo por isso um doutor da Igreja.

“Eles ficaram muito felizes e se identificaram com a nova face, que é 70% do que realmente o santo foi em vida”, garante Moraes.

Bira Mariano

Formado em Jornalismo pela Unaerp - Universidade de Ribeirão Preto, com módulos de pós-graduação em Jornalismo On Line pela Fundação Cásper Líbero. Trabalha na área desde 1995 e possui alguns sites, dentre eles o Jornalístico e o Animal e Companhia.

1 Comentário

  • Responder fevereiro 19, 2016

    Lamis

    Adoro todas as pee7as, parecem todas Proenza Schouler. Ne3o sou fe3, mas e9 uma eetelxnce actriz e este1 definitivamente bonita e elegante neste editorial. Great post!

Deixe um comentário